Olá,

Ciência de Dados e Big Data

Características


Modalidade:
Período: Curso de Pós Graduação a distância
valor referente à taxa de matrícula do curso

* O pagamento do curso deverá ser feito através de boletos bancários, enviados mensalmente para o endereço cadastrado, de acordo com a forma de pagamento escolhida

ver todas as formas de pagamento
 

Ciência de Dados e Big Data

 

Área de conhecimento:

  • Informática

Descrição

Início das aulas: 12 de março de 2018

 

 

O crescimento do mercado para as atividades de business analytics e para as tecnologias de Big Data é real e as previsões são ainda mais promissoras. Isso, por consequência, já direciona para uma demanda efetiva por novos profissionais como o Cientista de Dados que devem ter competências e habilidades para entender bem as estratégias e necessidades do negócio e gerenciar, projetar e desenvolver soluções de análise em grandes volumes de dados. O curso é direcionado para formar esse profissional. Através de disciplinas teóricas e práticas, os alunos são conduzidos a estudar e experimentar os conceitos, vivenciando a aplicação de técnicas para desenvolvimento de projetos relacionados a Ciência de Dados e Big Data com o intuito de gerar valor para os negócios.  

 

 

INVESTIMENTO

20 x R$ 290,00 (ou R$ 5.800,00)

 

OBJETIVOS

 

 

- Formar profissionais capazes de analisar o estado da arte de Big Data e Business Analytics com forte embasamento conceitual e prático;

- Capacitar os participantes na análise dos problemas empresariais e a projetar, desenvolver e gerenciar projetos que demandam técnicas atuais para análise de grandes volumes de dados, de maneira a apoiar a empresa para que ela alavanque sua competitividade;

- Mostrar a importância dos dados no âmbito da organização, bem como elaborar e executar o processo de garantia de qualidade dos mesmos e desenvolver os conceitos relacionados à sua governança.

 

A QUEM SE DESTINA

 

 

 

Profissionais de nível superior em Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharia de Computação e tecnólogos da área de Tecnologia da Informação e outros cursos correlatos;

Profissionais de nível superior que atuam em Inteligência de Negócios e TI, gerentes de TI, coordenadores de projetos, analistas de negócios, analistas de redes sociais e mídias e outros profissionais com interesse em tecnologias para análise de bases de dados para apoio a tomada de decisão.

 

CONTEÚDO DO CURSO

 

 

1 - Ciência de Dados e Big Data em Negócios 

2 - Introdução às Linguagens Estatísticas

3 - Banco de dados Não Relacionais

4 - Estatística Geral - Teoria e aplicações

5 - Técnicas Estatísticas de Predição: Teoria e Aplicações

6 - Soluções para Processamento Paralelo e Distribuído de Dados

7 - Recuperação da informação na Web e em Redes Sociais

8 - Tecnologias para o Ecosistema de Big Data 

9 - Integração e Processamento de fluxo Contínuo de Dados

10 - Machine Learning

11 - Data Discovery, OLAP e Visualização De Dados

12 - Arquitetura e Qualidade de Dados

 

Confira as ementas aqui.

 

CALENDÁRIO DE PROVAS - CURSOS INICIADOS EM 2018

​Disciplinas ​Data

​1

28/04/2018

​1, 2, 3

​30/06/2018

​1, 2, 3, 4

25/08/2018​

1, 2, 3, 4, 5, 6

27/10/2018

​1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8

15/12/2018

​1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8

23/02/2019

​1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10

27/04/2019

​1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12

29/06/2019

​1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12

31/08/2019

​1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12

26/10/2019

​1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12

14/12/2019

​1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12

22/02/2020​

​1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12

25/04/2020​

​1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12

​27/06/2020

* Poderão ser marcadas até 3 provas por encontro presencial. 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, em um Trabalho de Conclusão de Curso. O aluno deverá desenvolver um trabalho interdisciplinar que atenda aos requisitos especificados pela coordenação. O TCC será apresentado no polo ao qual o aluno estiver vinculado. As datas serão agendadas e divulgadas com antecedência pela equipe da PUC Minas Virtual. 

 

REQUISITOS ACADÊMICOS

• Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação);

• Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

 

INSCRIÇÃO / MATRÍCULA:

Para fazer a sua inscrição, imprima o boleto, efetue o pagamento e envie a sua documentação digitalizada para a PUC Minas Virtual. O envio dos documentos deverá ser realizado por e-mail, para o endereço: ead.matriculapos@pucminas.br

Assunto do E-mail: Documentos para Inscrição (Na mensagem, o candidato deverá escrever o nome completo e o curso para o qual pretende se inscrever).

Documentos necessários (não precisam ser autenticados):

- Diploma ou certificado de conclusão da graduação (frente e verso);

- Documento oficial de identificação (frente e verso)

 

ATENÇÃO:

 

1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada em até 48 horas após o a realização da inscrição e do pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso), não podendo ultrapassar a data de 12/03/2018. 

2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado à entrega da documentação exigida e o pagamento do boleto com a primeira mensalidade.

3. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail. 

4. Os cursos não confirmados até 02/03/2018 serão cancelados. O candidato que já tiver quitado o valor da matrícula deverá aguardar o recebimento do requerimento de devolução do valor pago para preenchimento dos dados bancários.

 

CORPO DOCENTE

 

 

 

- Rodrigo Richard Gomes (Doutor)

 

Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.

Coordenadores

  • Tadeu dos Reis -

Informações Gerais

Duração

Os cursos possuem carga horária total de 360 horas e duração média de 18 meses.

 

 
 
 
 

Investimento

20 x R$ 265,00

ou R$ 5.300,00)

(Valor atual referente ao 1º período regular do curso em 2016).

 

Metodologia

O curso, composto por 12 disciplinas de 30 horas, é desenvolvido totalmente pela Internet, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A concepção de ensino-aprendizagem adotada respalda-se na interação entre os participantes. Durante o desenvolvimento do curso, os alunos deverão assistir às videoaulas, fazer a leitura dos textos indicados e realizar as atividades propostas, dentro dos prazos previamente estabelecidos. 

O aluno realizará uma prova presencial para cada disciplina, no valor de 100 pontos. As avaliações acontecem sempre aos sábados e o cronograma de realização de provas é divulgado previamente pela Coordenação do Curso. As provas acontecem no polo escolhido pelo aluno no momento da matrícula. O aluno deverá realizar o agendamento de duas provas por data, de acordo com o cronograma. Caso seja reprovado em alguma disciplina, poderá contratar uma prova adicional de reavaliação, sendo possível a marcação de, no máximo, três provas por data. 

Confira as cidades onde a PUC Minas possui polo de apoio presencial aqui.

 

Benefícios

- Estude onde e quando quiser. 

- Tenha atendimento personalizado. 

- Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais. 

- Tenha suporte acadêmico e tecnológico.

Certificação

Você receberá o certificado de especialista emitido pela PUC Minas. O certificado do curso a distância é igual ao da educação presencial. Não há menção à modalidade do curso no documento.

Veja o modelo do certificado aqui.

Requisitos tecnológicos

 

O aluno deve possuir ou ter acesso a computador com a seguinte configuração mínima:

 - Processador Intel® Pentium? 4 ? 1,8 GHz ou equivalente (recomenda-se Intel® Core? 2 Duo ? 2,40 GHz ou equivalente), 1 GB de memória RAM (recomenda-se 4 GB); 

- Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels e 16 milhões de cores (24 bits);

- Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;

- Windows Vista (SP2), Windows 7 (SP1), Windows 8, Windows 8.1 ou Linux; 

- Google Chrome (versão mais recente), Mozilla Firefox (versão mais recente) ou Microsoft Internet Explorer versão 9 (ou superior); 

- Máquina Virtual Java (Java Runtime Environment) da Oracle (versão 6 ou superior); 

- Adobe Flash Player 10 ou superior; 

- Adobe Reader 9.0 ou superior; 

- Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 600 kbps; 

- Correio eletrônico pessoal (e-mail).

Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

Características


Comentários

Deixa seu comentário e sua avaliação

Deixe seu comentário e sua avaliação


Cursos Visitados

Instituições da Arquidiocese de
Belo Horizonte